Blog by Guedex
Blog by Guedex

sábado, 24 de abril de 2010

Está tudo atrasado

Reprodução: Jornal da Tarde

Fifa diz que o Brasil já perdeu dois anos na preparação para 2014
ifa diz que o Brasil já perdeu dois anos na preparação para 2014
Jamil Chade

As obras dos estádios no Brasil e a preparação em geral do País para a Copa de 2014 estão atrasadas em dois anos, segundo avaliação feita pela cúpula da Fifa.

Publicamente, a ordem na entidade é manter o tom diplomático. Mas, longe das câmeras, as críticas são duras. Os dirigentes não entendem como Brasil, tendo concorrido sozinho para sediar o evento e sido confirmado como sede em 2007, está em estágio tão inicial na preparação para o Mundial. A publicação do edital de licitação das obras do Maracanã foi adiada e São Paulo não sabe sequer qual será o seu estádio na competição. E nas outras cidades as obras estão praticamente paradas.

A Fifa insiste que o Brasil não tem quatro anos para se preparar, mas três. Em 2013 terá de usar a Copa das Confederações como espécie de ensaio geral para o Mundial.

“Por que os projetos e editais de licitação não foram já iniciados em 2008?”, questiona um funcionário da Fifa. “O Brasil perdeu pelo menos dois anos.”

Ao JT, o secretário-geral Jérôme Valcke confirmou ontem que “nenhum estádio está pronto para o Mundial.” Ele descarta a possibilidade de deixar a cidade de São Paulo fora da Copa. “Isso não tem como ocorrer.” Mas é vago ao falar sobre quais jogos a cidade receberia. “Vamos ver.”

Na Fifa, o peso econômico de São Paulo é considerado importante demais para ser a cidade ser relegada a uma sede secundária para a competição e receber apenas jogos menores.

O Maracanã preocupa
Os problemas não se limitam a São Paulo. Valcke admite que a entidade também está insatisfeita com o projeto de reforma do Maracanã, que terá de ser revisto. “Estamos de fato agora focados no Maracanã para ver como faremos. Temos conversado sobre o assunto.” No fim do mês a Fifa e a CBF se reunirão para rediscutir o projeto.

A CBF previa que o edital da concorrência seria lançado ainda nesta semana, mas diante da insatisfação da Fifa em relação ao projeto os planos foram revistos e a data de publicação do edital adiada de forma indefinida.

Após as chuvas que atingiram o Rio de Janeiro há poucas semanas, a Fifa recebeu informações das condições do Maracanã.

A entidade insiste que todo o sistema de drenagem do campo e as saídas de água dos vestiários terão de ser refeitas.

A Fifa também deixou claro que a intensidade fora do normal das chuvas naquela semana não podem ser usadas como justificativa para o que ocorreu.

Técnicos da entidade revelaram ao JT que estiveram no estádio alguns meses antes das chuvas e que os problemas já eram visíveis.

A Fifa evita entrar no debate sobre quem deve pagar pelas obras e se o Estado deve injetar recursos para acelerar o processo. Mas o governo já indicou que terá de participar dos projetos.

4 comentários:

Lnon disse...

Guedex, de quem é a culpa? Se a FIFA parasse com esse jogo político e já definisse há dois anos atráz quais seriam os estádios sede para os jogos, com certeza as reformas já haveriam começado! Mas não, ficam com esse lenga-lenga aí, e agora querem culpar o Brasil... Como dirai F. Collor: Parlapatões!

Xandão disse...

Guedex, to achando que essa Copa no BRasil vai ser o MAIOR MICO!!! Tipo.... to até vendo ter que transferir a Copa pra outro pais pq a estrutura aqui não estará ainda pronta!!!!!

Vai ser queimação TOTAL!!!!

Guedex disse...

Outro dia li uma materia que os USA, estão adorando tudo isso...
Uma coisa é certa: depois da África e do Brasil, vai ser muito dificil a Copa sair do 1º mundo! Infelizmente....

Xandão disse...

Se não me engano, há um tempo atraz li que os EUA se ofereceram à Fifa como "alternativa" ao Brasil caso chegue em 2014 e as coisas não estiverem prontas por aqui. Obviamente que isso seria uma "retaliação" a "ousadia" do Brasil de desbancar Chicago como sede das olipiadas de 2016!!!!

Parceira essa galera eim???!!!!

Postar um comentário