Blog by Guedex
Blog by Guedex

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Estádio inútil

Reprodução: Folha de São Paulo

Editoriais

Estádio inútil

O TEMPO PASSA e os temores quanto à falta de racionalidade e transparência na construção de estádios para a Copa de 2014 parecem mais próximos de se materializar.

O cronograma vai sendo abandonado, frustram-se as expectativas de participação mais intensa da iniciativa privada, sobe a previsão de gastos e aumenta o risco de que as obras se realizem em regime de urgência, sem os procedimentos adequados de concorrência pública.

Reportagem publicada por esta Folha, em fevereiro, já mostrava que as despesas no Brasil devem superar largamente as da Copa da África do Sul -e em cerca de 90% serão bancadas por verbas governamentais, sob a forma de empréstimos do BNDES a Estados e prefeituras.

Nesse cenário, desenrola-se uma bizarra novela acerca da aprovação do estádio do Morumbi para palco da abertura do torneio. Representantes da Fifa têm apresentado versões contraditórias sobre a adequação do projeto de reforma -que na quinta-feira passada foi enviado, em nova versão, à vetusta entidade máxima do futebol.

Diante do consenso de que a partida final deve ocorrer no Maracanã -como havia sugerido o próprio governador de São Paulo, José Serra-, surgiu a ideia de a maior cidade do país receber o primeiro jogo da Copa.

É um pleito simpático, mas que não deve ser defendido a qualquer preço, como bem alertou Caio Luiz de Carvalho, presidente da SPTuris, em artigo publicado quinta-feira na seção "Tendências/Debates".

Seria de fato um erro grave ceder às pressões, movidas por interesses nebulosos, para que se erga uma nova arena esportiva na cidade, financiada pelo poder público, com custos que podem chegar ao dobro dos estimados para a reforma do Morumbi -um dos três estádios privados previstos para o evento.

São Paulo não deve gastar dinheiro do contribuinte em estádios de futebol. Deve aplicá-lo, sim, em infraestrutura, para melhorar a vida na metrópole.

4 comentários:

Leopoldo Molica disse...

Bizarra novela o q? eu hein.

Estranho a folha ficar do lado do estádio sem dinheiro publico. nao q tenha mudado de lado, mas pelo menos saiu do lado anterior.

Guedex, vc tem ideia d quando sairá a resposta da FIFA?

Guedex disse...

Leopoldo, pelo que sei no dia 5 de maio eles devem dar o parecer sobre esse último projeto enviado, mas a decisão final de onde será a abertura será somente em setembro.

Detalhe: setembro é o mês de aniversário dos galinhas.

Alcides disse...

Porque ninguém agraga custos aos seus comentários? Desconhecimento ou tentativa de ludibriar o leitor? Vamos lá, empréstimo de 400 milhões do BNDES que deverá ser pago na integra por não se tratar de obra pública e social.Alias o governo está com problemas de empréstimo para obras no entorno do Morumbi por ter dificuldade de justificar obra social no bairro do Morumbi! Voltando, a juros da instituição de 6,5% ao ano, em 10 anos deveremos pagar módicos 55 milhões anuais. Equivale a dizer que devemos colocar no mercado tres Hernanes por ano para equilibrar as finanças. E, não nos esqueçamos que o estádio ficará como garantia da divida.

Guedex disse...

Alcides, este ano o Morumbi esta completando 50 anos. É um estádio antigo, que precisa ser modernizado e se não for agora, nunca mais conseguiremos captar recursos com essa taxa de juros. Se nada for feito daquia algum tempo nosso estadio vai estar como o Fonte Nova ou o estadio do Sta. Cruz, caindo aos pedaços.

Sou COMPLETAMENTE a favor da reforma. O Murumbi é hoje a segunda maior fonte de recursos do clube e com o metro na porta e maior comodidade para o publico vai aumentar consideravelmente, e teremos mais shows.

Abraços!

Postar um comentário