Blog by Guedex
Blog by Guedex

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Copa 2014: o verdadeiro plano B


O novo prazo dado pela Fifa para início das obras nos estádios da Copa 2014 termina hoje, 3 de maio. Esse é o terceiro prazo desrespeitado pelo país. O prazo inicial era de que as obras deveriam começar em janeiro de 2010, mas foi adiado para 1º de março e posteriormente, para 3 de maio de 2010.

O Brasil foi escolhido como sede da Copa 2014 em outubro de 2007 e nesses dois anos e meio, quase nada foi feito e praticamente só se falou das condições do Mormbi. Parece até que era o único estádio com o cronograma de obras atrasado. Chegou-se até a noticiar que o governo já teria um “plano B” para substituir o estádio do Tricolor.

Pois bem, a revista Veja desta semana traz uma matéria que revela que o tal “plano B” realmente existe, mas, ao contrário do que foi anteriormente noticiado, diz respeito a mudança da sede da Copa de 2010 do Brasil para a Inglaterra, que em virtude das obras para as Olimpíadas de 2012 teria que fazer poucos investimentos para receber a competição. A matéria afirma ainda que este risco, embora pequeno, é real, principalmente depois dos problemas enfrentados pela entidade com a Copa da África do Sul.

Outro pais que, comenta-se, esta de prontidão é os Estados Unidos, pois além de já ter toda a infraestrutura pronta, teria um ótima oportunidade de dar o troco no Brasil pela derrota de Chicago no direito de sediar os Jogos Olímpicos de 2016.

Após o término da Copa da África, a Fifa irá voltar toda sua artilharia para o Brasil e já disse que as exigências com o país serão maiores devido ao tamanho de sua economia.

Devido aos comentários sobre a existência deste “plano B”, Orlando Silva, Ministro dos Esportes, foi incumbido pelo presidente Lula a centralizar todo o processo referente à Copa 2014 e a primeira providência tomada foi dizer que as doze sedes anunciadas podem ser reduzidas para oito (número que a Fifa sempre adotou). Espera com isso que os envolvidos, com medo de perder o direito, comecem a se mexer.

Hoje não há no Brasil nenhum estádio que atenda as exigências da Fifa, e muitos ainda não foram sequer construídos. Vale lembrar que os principais estádios devem estar prontos em junho de 2013 para a realização da Copa das Confederações.

A partir de amanhã, estarei publicando uma série de 12 postagens, sempre antes da vistoria do Comitê Organizador Local (COL), com a atual situação dos estádios escolhidos para a Copa de 2014, e como o blog tem leitores em todas as regiões do país (graças a Deus!), conto com a participação de todos comentando e nos passando as noticias que circulam em cada cidade sede. Seria legal também que os leitores do exterior relatassem se há alguma notícia sobre a Copa 2014 em seus países. Conto com a colaboração de todos nos comentários.

3 comentários:

Anônimo disse...

Há sim um estádio Fifa no Brasil, trata-se da Fonte Luminosa em Araraquara!

Abraço

Guedex disse...

O que ouvi a respeito é de que é realmente um ótimo estádio, mas esta fora de um grande centro.
Abraços!

Leopoldo Molica disse...

Duvido que Ricardo Teixeira e toda sua influência deixaria a copa de 2014 acontecer fora do Brasil. E sua presidência da Fifa, iria pra onde com demonstração de tanta incompetência??!?!?!

Quanto à essa Fonte Luminosa, também ouvi falar muito bem dela. É um estádio com capacidade para 25mil se nao me engano, e foram gastos "apenas" R$30 milhoes para transformar um estádio meia boca para um estádio padrão Fifa. A fonte luminosa é um bom exemplo que quanto não existe roubalheira, as coisas não custam tão caro assim.

Abraço!

Postar um comentário