Blog by Guedex
Blog by Guedex

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Você conhece a SpiderCam?

 

A Spidercam nasceu do cérebro brilhante do Austríaco Jens C. Peters, que teve a ideia em 1995, mas só conseguiu usá-la pela primeira vez quase dez anos depois, na inauguração da Allianz Arena na Alemanha.

A Spidercam é a melhor e mais moderna cable cam do mundo. São quatro guinchos, ou torres, interligados por 4 cabos de aço especiais, os cabos-kevlar. A comunicação em tempo real entre os guinchos e a estação de controle, é realizado através de cabos de fibra ótica. Isto possibilita seu voo e quando ela deve descer ou subir. Outros dois cabos, também de fibra ótica, são tecidos em dois desses cabos-Kevlar, que permite que sua cabeça remota realize os comandos de câmera (foco, zoom, íris) e os de movimentos (tilt e pan), enquanto a própria câmera envia seu sinal em HD para o caminhão! Um sensor instalado mantem o horizonte correto e estabiliza os movimentos.

Três pessoas são necessárias para operar a Spidercam. Duas ficam localizadas em uma pequena cabine ao lado do gramado e trabalham em conjunto, recebendo ordens do diretor da transmissão: o operador, que precisa de “20 horas de voo” para controlar os movimentos do aparelho antes de participar da transmissão; e o cinegrafista, responsável pela captação de imagens. Andando pelo estádio, o terceiro funcionário se preocupa com a segurança, tomando os cuidados para que todos os elementos do sistema estejam operando perfeitamente.

Após participar de finais de Liga dos Campeões, Olimpíadas, shows e lutas de boxe, a tecnologia foi alugada para a Copa do Mundo de 2010. Mas a forma como ela vem sendo usada não tem agradado Jens. Para o austríaco, o conservadorismo da Fifa impede melhores imagens.

"Só podemos chegar a 25 metros do gramado quando a bola está rolando, enquanto na Itália vamos a até dois metros. Se pudéssemos descer mais, mostraríamos tudo com detalhes, como se fosse um videogame. Aqui estamos limitados e apenas poucos minutos de nossas imagens vão ao ar. O futebol dá muito dinheiro, mas não podemos usar tudo que podemos oferecer. A Fifa é muito conservadora" – disse Jens.

Fonte: globoesporte.com e Blog Conexão Rep.Cine

Nenhum comentário:

Postar um comentário