Blog by Guedex
Blog by Guedex

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

MP vai investigar monotrilho no Morumbi


O Folha.com noticia hoje que a pedido da ONG Movimento Defenda São Paulo e do Palm Springs, um condomínio de casas de alto padrão do Morumbi, o promotor Raul de Godoy Filho abriu ontem inquérito para apurar se há "irregularidades e danos à ordem urbanística" na implantação da linha 17- Ouro do metrô, que ligará o aeroporto de Congonhas aos bairros do Morumbi e Jabaquara.

O órgão quer detalhes sobre a escolha do monotrilho --trem que trafega sobre um elevado--, as intervenções necessárias, os danos ambientais e a estimativa de imóveis desapropriados.

A iniciativa representa uma escalada na ofensiva articulada por entidades do Morumbi contra o projeto.

Veja abaixo algumas dados da obra:
Imagem: Editoria de Arte/Folhapress (clique na imagem para ampliar)

Como não poderia deixar de ser, as partes envolvias, moradores e Metro, tem visões diferentes sobre os impactos do projeto:

Degradação
Além das críticas à falta de discussão, a representação questiona outros aspectos do projeto como as desapropriações e a degradação da paisagem com a construção do elevado de 15 metros de altura, com colunas de sustentação erguidas a cada 30 metros --a extensão é de 20 km.

Segundo a representação, o projeto "ocasionará impactos visuais, ambientais e sonoros em uma região de grande concentração residencial e de escolas".

Invocam com frequência o elevado Costa e Silva, o Minhocão, no centro, "erro urbanístico que ocasionou forte degradação visual, sonora, ausência de privacidade, desvalorização imobiliária e aumento da criminalidade".

Obra importante
O Metrô defende a obra, diz que o monotrilho causa baixo impacto ambiental e menos desapropriações. Afirma, ainda, que é importante para o sistema de transporte público a integração do aeroporto de Congonhas à rede metroferroviária e do Morumbi ao restante da malha por meio de conexões com as linhas 1-azul e 4-amarela.

Comentário do blog
Essa reação dos moradores da parte nobre do Morumbi já era esperada. O Novo Palestra também sofreu com ações de moradores que nessas ocasiões olham somente para o próprio umbigo.

Acredito que em seu julgamento o Ministério Público irá levar em consideração os benefícios que a obra trará aos demais moradores da região, e ao transporte público geral da cidade de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário