Blog by Guedex
Blog by Guedex

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Bahia e Distrito Federal se rebelam contra abertura em Itaquera

Reprodução: Folha.com

DF critica escolha de Itaquerão e anuncia redução de estádio; BA ameaça recorrer à Fifa

Após o Comitê Organizador Local da Copa-2014 decidir que a abertura dos jogos será em São Paulo, o governador do Distrito Federal Rogério Rosso (PMDB) criticou nesta quarta-feira a escolha do novo estádio do Corinthians, que ainda não tem uma forma de financiamento viabilizada.
Ao lado do governador eleito Agnelo Queiroz (PT), Rosso classificou a escolha pela abertura em Itaquera de "prematura". "Lanço um desafio nacional ao presidente Ricardo Teixeira: que ele prove que o Itaquerão vai estar pronto em 2013 para a Copa das Confederações", disse.
Rosso criticou ainda o prazo dado para a conclusão do novo estádio do Corinthians, previsto para o final de 2013, enquanto as outras cidades deverão entregar as arenas um ano antes. "O cronograma da Fifa tem que ser observado. Por que vale para uns e não vale para outros?", disse.
Com a confirmação do Itaquerão para a abertura da Copa-2014, o governador eleito Agnelo Queiroz (PT) afirmou que vai reduzir a capacidade do estádio Mané Garrincha para o evento. As obras já iniciaram, ao custo de quase R$ 700 milhões para um público de 70 mil lugares.
"Nós vamos procurar a CBF para ter uma confirmação oficial, porque se não for a abertura nada justifica o Distrito Federal ter um estádio para 70 mil pessoas. Vamos rever o projeto para 40 mil lugares", disse.
Agnelo, no entanto, preferiu não dizer qual deve ser o novo preço do estádio. Perguntado se a mudança no projeto pode atrasar as obras, Agnelo desconversou. "Eu espero que não. Vamos tomar os cuidados, tudo ainda é preliminar".
Bahia
Outra cidade candidata a receber a abertura do Mundial, Salvador também não se conformou com a decisão "preliminar" do COL. "Há cerca de 15 dias, recebemos correspondência de Ricardo Teixeira dizendo que, quando a Fifa fosse tomar essa decisão, todas as pleiteantes seriam chamadas para a discussão. Nossa expectativa é que sejam usados os mesmos critérios técnicos que estão sendo adotados nas outras 11 sedes", disse o secretário da Bahia para a Copa, Ney Campello.
Ele completou: "Ainda esperamos ser comunicados oficialmente disso pela Fifa, que é a proprietária e promotora do evento. Neste caso, vou encaminhar a ela uma pergunta se esta deliberação significa uma mudança das condicionantes para as demais cidades, uma abertura de precedente... A partir de então, também poderemos entregar o estádio só no final de 2013? O que vai mudar nesse cenário?".
Garantindo que Salvador já está "com o projeto em fase executiva, obras iniciadas e financiamento absolutamente resolvido no processo de contratação do BNDES", Campello acrescenta preferir "não fazer ilações políticas" sobre o assunto, mas alfineta: "O que acho é que o projeto de São Paulo, do ponto de vista técnico, é extremamente falho e espero que o país não queira repetir o que aconteceu na África do Sul, onde o Soccer City [palco do jogo inaugural] só foi inaugurado há 15 dias da estreia".

4 comentários:

Anônimo disse...

Guedex, bom dia!

Me desculpa a sinceridade meu amigo mas você ta postando mais sobre os galinhas do que nosso soberano... ta foda esquece os caras vamos focar em nosso time se preparar para o ano que vem, onde a diretoria ja vem com ideias que não iram investir e vão atras das categorias de base, to vendo que vai ser um ano dificil para nos, não me leve a mal apenas pela critica e que ta foda entrar aqui e ver apenas galinhas galinhas e galinhas
Marcello

Guedex disse...

Sabe que até eu tenho reparado nisso?
Vou tentar me policiar.
Obrigado pela crítica.

Domingues disse...

mais um então para criticar... deixa eles se foderem com o cloação ilusório para depois tirarmos sarro de vez...

mas diz ae guedex que tal disputar o paulistinha (primeiras rodadas) com mulecada da base somente... depois bota o principal para rodar... ou fazer isso agora no fim do campeonato mesmo...

Guedex disse...

Acho que os garotos devem ter oportunidade, mas devemos ter responsabilidade para não os colocar em uma fria.
É bem mais fácil render num time já ajustado.

Postar um comentário