Blog by Guedex
Blog by Guedex

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Os sete pecados do Brasileirão

Reprodução: Diário de São Paulo

Pela primeira vez depois de sete participações consecutivas, o Tricolor não vai disputar a Libertadores. É a copa que a diretoria nunca escondeu ser  prioridade absoluta. Em vez de potenciais decisões contra rivais argentinos, os jogadores vão enfrentar viagens pelo interior na Copa do Brasil. "Temos que nos acostumar. Valorizo qualquer torneio. O São Paulo vai entrar sempre com o que tem de melhor", disse Paulo César Carpegiani, técnico confirmado para 2011.

Mas o fracasso na campanha do Campeonato Brasileiro aconteceu por erros de planejamento e apostas equivocadas da diretoria em contratações. Além, é claro, de atuações deficientes dentro de campo. Falhas que vão adiar o sonho do quarta conquista mundial para 2012. No mínimo.

O último ano em que a equipe não esteve envolvida na competição continental foi em 2003. Obteve o título em 2005. Foi vice em 2006 e semifinalista em 2004 e 2010.

A decepção pela queda diante do Internacional, nesta temporada, custou caro. De moral baixa após a eliminação, o elenco demorou a reagir no Brasileiro. Em agosto, ficou cinco partidas sem vencer. Foram 11 pontos perdidos que hoje fazem muita diferença na classificação. O São Paulo ocupa a nona colocação, a seis pontos do Grêmio-RS, que está em quarto. Faltam duas rodadas para terminar.

"E mesmo assim, a quarta posição não será o suficiente, eu acho", acredita Carpegiani. Ele se refere ao fato de que o Palmeiras pode ganhar o título da Copa Sul-Americana. Neste caso, apenas os três melhores do Nacional se classificariam para a Libertadores.
Troca / Carpegiani está envolvido numa das indecisões tumultuaram o ambiente. Ele foi o terceiro treinador do Tricolor dentro do mesmo campeonato. Não teve tempo para implantar sua filosofia e foi obrigado a trabalhar com atletas que não estariam normalmente nos seus planos. Tanto assim que já disse pretender ter time "mais vibrante" em 2011.
É quando pretende corrigir problemas na montagem da equipe. Um deles é o vácuo deixado pela saída de Hernanes para a Lazio, da Itália. A indefinição quanto á permanência de Ricardo Oliveira também preocupa o comandante.
Os pecados do São Paulo em 2010 não param por aí. Nas duas laterais, houve problemas, além da zaga ter sido mais vazada do que o habitual no Brasileirão. Foram 53 gols sofridos. A sexta pior retaguarda entre 20 clubes.
OS SETE PECADOS
1. Reforços não deram certo
O elenco foi reformulado, mas Marcelinho Paraíba, Léo Lima, Carlinhos Paraíba, Xandão, André Luís e Fernandinho  não vingaram. Depois ainda  chegaram Cléber Santana e Thiago Carleto.
2. Trauma da libertadores
Após a eliminação na competição, contra o Internacional, o Tricolor demorou demais para se recuperar no Brasileiro. Ficou cinco partidas  sem vencer. Foram 11 pontos desperdiçados.
3. Disputa pelo Morumbi na Copa
Durante quase dois meses, o  foco do clube saiu completamente do que acontecia dentro de campo. A prioridade passou a ser a campanha pelo Morumbi no Mundial do Brasil-2014.
4. Saída de Hernanes
Com a venda do meia para a Lazio, da Itália, o time ficou órfão na criação. Tanto assim que uma das prioridades para a próxima temporada é a contratação de um autêntico camisa 10.
5. Fragilidade defensiva
Equipe tem a sexta pior defesa do Campeonato Brasileiro, com 53 gols sofridos. Nas campanhas do tricampeonato nacional (2006, 2007 e 2008), a retaguarda era o ponto forte.
6. Problema eterno  nas laterais
Time não se acertou nas alas. Na direita, o volante Jean seguiu improvisado, apesar dos reforços de Cicinho e Ilsinho. Na esquerda, Júnior César foi quem mais jogou. Isso até ele se contundir.
7. Quem é que comanda?
Diretoria não deu chance para sequência de trabalho dos treinadores que passaram pelo clube nesta temporada. Ricardo Gomes pagou o pato pela eliminação da Taça Libertadores. O interino Sérgio Baresi não resistiu aos resultados ruins e deu lugar a Paulo César Carpegiani.

2 comentários:

Anônimo disse...

Guedex, boa tarde!

Lendo esta materia, e pensando no nosso time, precisamos laterias de verdade que sabem marcar e subir, o ilsinho e um ala, para atacar e uma beleza, para marcar e uma avenida, na lateral esquerda nem me lembro mais de um lateral bom que tivemos de tanto tempo (me veio na cabeça o junior), volante meu Deus como e dificil agora, quem sabe marcar não sabe sair jogando, sera que não conseguimos arrumar um pelo menos sera que o juvenal não consegue desembolçar uma grana para conseguirmos um volante descente para o time, quem você sugere? e para completar o time precisamos de uma meia um 10 verdadeiro que chame a responsabilidade e que pegue a bola no meio de campo e destribua ou carregue ela ate o gol adversario, fico lembrando que o Conca sempre quis vir para o sao paulo e nunca o JJ fez algum esforço para trazelo. Resumindo 02 laterias dois volante e um camisa 10, com o atual elenco creio que não iremos fazer feio no ano de 2010. vamos ver quem os leitores do seu blog sugerem e vamos dar os nomes:
a minha sugestão segue abaixo:
Lateral direito: maicon
Lateral esquerdo:Juan (flamengo)
volante: Guiñazu
Volante: veron
Meia 10: Conca ( o fluminense ainda nao deu o que ele quer)Riquelme tambem poderia ser uma boa ideia

Marcello

Guedex disse...

Marcello estes nomes são ótimos, a chance de um dele eu disse apenas um ser contratado é nula. Se estivéssemos na libertadores talvez o Guiñazu tivesse alguma chance.
JJ não vai pastar, ainda mais em 2011 quando teremos um redução considerável em nossas receitas, não só de bilheteria, mas de premiação, e até de possíveis patrocínios.
Acho que o São Paulo vai trazer dois ou três jogares sem renome, pois além de não pagarmos altos salários, as competições que iremos disputar não são atrativas.
Gostaria de ao menos um meia CRAQUE, que pudesse fazer a molecada render, e esse cara para mim seria o Juninho Pernambucano, mas ele já declarou que vai encerrar a carreira no exterior mesmo.

Postar um comentário