Reprodução: LANCENET
Projeto prevê cobertura, novo espaço para shows e novidades
no Concept hall
Na expectativa de fechar 2010 com R$ 35 milhões de lucro com
o Morumbi, a cúpula são-paulina já pensa no estádio para o ano que vem. A ideia
é a de que a arrecadação seja 20% maior. Para isso, novas fontes de renda e
expansão de outras já atuantes estão em pauta.
Duas questões estão bem avançadas. Ambas contam com
parceiros em estudo para naming rights (concessão de direito de nomes).
Seguindo a intenção de manter o projeto para Copa de 2014, mesmo com a Fifa
descartando o estádio, a ideia é começar a cobrir o Morumbi. Para isso, o
investimento será de até R$ 150 milhões. Além disso, uma "arena" será
construída, sendo está com capacidade para 25 mil pessoas (mais no quadro
abaixo).
– Não teve porque mudarmos o cronograma, que está sendo
mantido. Em dezembro de 2013 teremos o Morumbi adaptado para a Copa, com
possibilidade da cobertura, que está próxima de acerto com um investidor. Se
ele topar, então vai acontecer em breve – revelou ao LANCENET! José Francisco
Manssur, membro do comitê da Copa-2014 e também do departamento jurídico do
clube.
– Vai ter cobertura maior no portão principal, onde vamos
fazer uma arena para 25 mil lugares, que não se usa o campo todo. Sexta tem
show e jogo no domingo. Estamos conversando com empresas para algumas ações,
tudo sem comprometer o futebol. Inúmeros shows, em que se reúne 25 mil pessoas
na quinta e outro de cinco mil na sexta. O projeto está delineado, mas merece
um investimento grande. Precisamos agora do naming rights – completou Júlio
Casares, vice de comunicação.
Com a cobertura, a diretoria acredita que o estádio ficaria
ainda mais atraente para receber artistas internacionais, grande fonte de
arrecadação (mais na próxima página).
Ano que vem também será inaugurada uma temakeria e estuda-se
a possibilidade de uma casa para espetáculos. Com isso, segundo a cúpula, o
Morumbi Concept Hall estaria completo. Em 2010 foram lançados um buffet
infantil, o Copa Bar e uma academia de ginástica. Além deles, camarotes foram
vendidos. Hoje são cerca de 60 nos arredores do estádio.
Dando seguimento ao que se pretendia para Copa de 2014 e
acrescentando atrativos ao público, o Morumbi se moderniza e o clube ganha cada
vez mais dinheiro sem o futebol.
Projetos, obras e ambições para o ano que vem
Shows: A expectativa é a de que o Morumbi tenha entre dez e
12 datas de 2011 destinadas para espetáculos no estádio. Até agora, cinco já
estão ocupadas. São três os shows confirmados no local.
Arena para shows: Um local com capacidade para receber 25
mil pessoas já foi projetado e deve começar a ser utilizado ainda em 2011. Para
isso, falta acertar com um parceiro. O mesmo ficará localizado logo após a
entrada do saguão, dentro do estádio, com cobertura. De fácil montagem, poderá
ser utilizado em um dia e depois de dois o local estará à disposição para jogos
de futebol. Setores térreo, arquibancada e cadeiras serão utilizados, além de
um espaço móvel para mesas.
Casa para espetáculos: No Concept Hall, que, entre outras
coisas, conta com a megaloja e um buffet infantil, a ideia é construir um
espaço para apresentação de peças de teatro ou até mesmo salas de cinema. A
intenção existe, mas ainda não avançou. Alguns parceiros estão sendo estudados.
Temakeria: Será inaugurada em 2011. Já está em construção e
será mais uma atração gastronômica do estádio, que já conta com o Copa Bar,
inaugurado este ano.
Cobertura: Continua sendo objetivo do clube realizar as
obras para cobertura das arquibancadas. O investimento gira entre R$ 100
milhões e R$ 150 milhões. Para colocar em prática, falta encontrar um parceiro.
Alguns estão sendo estudados e o acerto pode acontecer em breve. Quem for
escolhido, terá o naming rights (concessão de direito de nomes).
Confira bate-bola exclusivo com o diretor de marketing Júlio
Casares
LANCENET!: Muitas obras já foram feitas no Morumbi. Ainda
existe espaço para outras novidades?
Júlio Casares: Existe. Vamos ter de criar ativos em relação
ao espaço, mas temos espaços. É preciso adaptar, porque tem as questões
arquitetônicas. Vamos ter uma temakeria e um sushi e ainda cabe uma casa de
espetáculos. Isso tudo dentro do Concept Hall. O primeiro passo foi dado com a
megaloja, mas existia gente que criticava, porque pensavam que era coisa de visionário.
Hoje temos uma grande receptividade de público. Temos turistas, estudantes,
como em qualquer estádio do mundo.
LANCENET!: Mesmo com as melhorias, o estádio segue fora da
Copa de 2014. A exclusão atrapalhou os projetos que seriam feitos?
JC: O impacto das notícias negativas atrapalhou para
arrecadarmos recursos para obras. Quando veio a negativa, o São Paulo não
menosprezou o plano de modernização. Alguma coisa sempre está diferente,
seguimos um cronograma próprio, independentemente de Copa ou não. Estaremos
preparados e fazendo as adequações. As pessoas vão curtir o Morumbi. Vamos
chegar em 2014 com um estádio adequado para o que o Brasil vai precisar, aí
fica por conta dos organizadores.
Um comentário:
Boas notícias, O São Paulo e seus torcedores merecem, que tudo se concretize da melhor maneira, fico na torcida.
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