Reprodução: Folha.com
O uniforme utilizado por Rivaldo na apresentação ao São
Paulo mostrou que o clube aderiu ao "loteamento" da camisa que antes
era criticado por seus próprios dirigentes.
Além do BMG, patrocinador principal, e da Reebok,
fornecedora de material esportivo, duas empresas exibiram suas marcas no modelo
usado por ele. A operadora de telefonia TIM comprou presença nos números das
camisas de jogo. Por R$ 3 milhões anuais, será parceira do São Paulo até 2013.
Já a empresa de cartões de crédito Visa expôs a marca na
barriga, na barra das costas e nas mangas da camisa da apresentação. Pela ação,
válida também para o jogo de estreia de Rivaldo, desembolsou cerca de R$ 500
mil.
"As mangas são o único espaço que está à venda.
Mas se surgir uma oportunidade boa de comercializar as
barras e a barriga, vamos fechar", disse o gerente de marketing do São
Paulo, Adalberto Baptista.
No ano passado, a exposição de várias marcas no mesmo
uniforme foi severamente criticada pelo vice de marketing são-paulino, Julio
Casares, que comparou a camisa do Corinthians a um "macacão de F-1".
Agora, o dirigente mudou o discurso.
"É a realidade do futebol brasileiro. Camisa poluída
não é bonita, mas precisamos fazer alguns esforços para arrecadar
dinheiro", afirmou Casares.
O vice-presidente de marketing disse também que o clube
estuda outros "patrocínios de ocasião", como o da Visa, apesar de não
gostar do recurso.
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