Blog by Guedex
Blog by Guedex

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Para Datafolha, torcida do São Paulo é a que mais cresce entre jovens até 24 anos

Reprocução: globoesporte.com

Nesta faixa etária, tricolores são os únicos que avançam além da margem de erro desde 2005. Fla evolui nas regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste

O ranking de torcidas brasileiras sofreu poucas alterações relevantes nos últimos cinco anos, segundo o Datafolha. A mais significativa mudança é o potencial de crescimento do São Paulo. Com base nos números divulgados nesta semana pelo instituto, a torcida tricolor é a que mais "rejuvenesce" no país. Todas as pesquisas do instituto são feitas admitindo hipótese de falha de dois pontos percentuais para cima ou para baixo. Comparando-se os índices das últimas quatro pesquisas sobre o perfil do torcedor nacional (2005, 2007, 2009 e 2010), a equipe de Rogério Ceni é a única que apresenta crescimento acima de 2% no número de fãs entre entrevistados de 16 a 24 anos.

É superficial apontar um único motivo específico para o fato, mas o resultado pode ser considerado fruto das conquistas da equipe: nos últimos cinco anos, o São Paulo foi campeão da Libertadores e do Mundial de 2005, além de ter sido tri brasileiro em 2006/07/09.

Em 2005, o clube paulista tinha a preferência de 9% dos jovens. Em 2010, passou a 12%. Todos os demais clubes tiveram alterações dentro da margem de erro neste mesmo período. É importante ressaltar que os números do Datafolha apresentam divergência em relações a outros institutos de pesquisa, como, por exemplo, o Ibope.

2 comentários:

Leopoldo Molica disse...

Essa imprensa marrom é foda. Até no Globo.com eles estão lá.

O destaque dessa noticia é bem menor no portal do que a dos gambás.

Por mais que eu concorde com a pesquisa eu não dou crédito a ela. Não fala da amostragem e nem o numero de cidades participantes da pesquisa.

Quando fizerem uma pesquisa com 100.000 pessoas em pelo menos 500 cidades brasileiras eu começo a acreditar nisso.

Abs

Nego Prado disse...

Essas pesquisas não merecem credibilidade nenhuma. Primeiro, porque é pesquisada uma pessoa para cada 3 municípios: o Brasil possui mais de 6.000 municípios. Segundo, porque podem manipular e apresentar o resultado que mais lhes convier, e, certamente, nunca a favor do SPFC. Não é o que acontece nas pesquisas eleitorais em que os institutos não podem manipular, pois o resultado das urnas os desmoralizariam.

Postar um comentário