Blog by Guedex
Blog by Guedex

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

A mística em torno do São Paulo ainda se justifica?

Reprodução: EXAME.com 
Ricardo Araújo

Até pouco tempo atrás visto como clube de exceção no Brasil, hoje parece mais um entre os mortais.
Alguns doutores da imprensa esportiva estão pasmos, mas afinal, o que aconteceu com o todo poderoso SPFC ? Perdeu o rumo ?
O SPFC conseguiu se colocar na vanguarda do futebol brasileiro por algumas razões. A principal delas, foi ter alcançado uma estabilidade política tal que permitiu a continuidade de boas práticas de gestão.
Várias diretorias se sucederam, mas a filosofia de gestão permaneceu a mesma. Isso foi fundamental para que um eficiente planejamento de longo prazo fosse levado a bom termo, sem mudanças radicais. O clube investiu na base, alimentou suas receitas através da venda de várias revelações, e além disso, durante muitos anos foi mestre na escolha dos atletas e na formação dos elencos. Todos esse fatores juntos e misturados, resultaram em inúmeros títulos e prestígio. O clube, com justiça, foi alçado ao posto de clube “top” do Brasil pela imprensa especializada. E porque isso mudou ? Bem, mudou porque em princípio tudo muda. Nada é eterno. A história do planeta nos ensina. Vivemos de ciclos. De civilizações, de eras climáticas, corporações, práticas sociais, e claro, de entidades esportivas. E nada dura por um tempo significativo se não houver determinação, esforço contínuo, e humildade. E a falta desses predicados foram os maiores pecados do SPFC. Acreditar que tudo estava feito e que funcionaria por osmose. Uma bola de neve que aumenta pela força da gravidade. Uma simples receita de bolo.
Faltou humildade e sobrou soberba, principalmente para não perceber os desvios de rumo. A política do clube desandou. Seu presidente, a exemplo de presidentes de clubinhos de várzea, busca se perpetuar no poder através de firulas jurídicas. Quem diria.
As revelações secaram (além do mercado externo ter perdido o fôlego) e deixaram de engordar o caixa. O clube parece ter compreendido que revelar craques não é uma ciência exata. E sem esses recursos, escassearam as grandes contratações, e as contas passaram a não fechar. E, para piorar, perderam tambem a mão na escolha do elenco, ao contratarem mal dentro e fora de campo.
Em 2010, ao invés de se concentrarem no resgate de certos conceitos, preferiram gastar energias numa batalha inglória, e pouco inteligente, para aprovar o Morumbi como sede paulista da Copa. Acabaram fracassando em todas as frentes.
Talvez a inversão da curva, agora bem clara, sirva para que o clube perceba que o sucesso é fruto de um trabalho contínuo, árduo e diário. E que não bastam apenas planejamento e estrutura para ter de volta o sucesso perdido. É preciso muita transpiração, inspiração, e trancar a arrogância na gaveta.
Certa vez, Marco Aurélio, imperador romano vivendo o auge do poder do império, disse que o poder de Roma seria eterno, pois que não haveriam forças na Terra capaz de impedi-lo.
Mal sabia ele que vários de seus sucessores passariam a maior parte de suas vidas entre orgias e banquetes.

3 comentários:

Anônimo disse...

A resposta à pergunta do título é fácil: a mística em torno do São Paulo se justifica, sim. Afinal, conquistamos nosso 6o. campeonato brasileiro há apenas 2 anos. Corinthians, Santos e Palmeiras já não vêm a cor deste título há pelo menos seis anos. Fluminense e Flamengo, os últimos campeões nacionais somente serão capazes de fazê-lo a cada dez ou quinze anos, dadas suas precárias estruturas. Além disso, somente o SPFC possui três Libertadores e Mundiais. Conclusão: neste momento, um grande número de jornalistas que antipatizam com o SPFC se dão ao trabalho de mesclar em seus textos meias verdades e conclusões absurdas.

Eder disse...

Guedex, concordo com quase tudo o que vc disse no post mas discordo no quesito "revelação de jogadores". O SPFC tem revelado muitos jogadores bons (mulekada boa de bola mesmo)mas, a má gestão e falta de aproveitamento desses meninos tem levado eles a procurar outros times - nossos rivais mesmo, exemplo: Oscar. Precisamos de mudança na direção do SPFC, que revelações pra jogar não faltam, é só ver quem está brilhando na Seleção pré-olimpica... http://ricomilionario.blogspot.com

Guedex disse...

Eder, O post não e de minha autoria (veja logo abaixo do título)

ABraço!

Postar um comentário